GDIBGE

1. O que é a GDIBGE?

É a Gratificação de Desempenho dos servidores do IBGE, dada pelo Artigo 80, da Lei no. 11.907 de 2009. A partir de então a gratificação deixou de ser em percentual e passou a ser em pontos.Os ativos podem receber o valor correspondente a 100 pontos:até 20 (vinte) pontos obtidos na avaliação de desempenho individual, e até 80 (oitenta) pontos em função da avaliação de desempenho institucional.

Ao se aposentar, o funcionário que recebia 100 pontos na ativa, passa a receber apenas 50 pontos da GDIBGE.

Com a ação de incorporação da GDIBGE aposentados e pensionistas associados ao DAP recuperam os 40 pontos, e passando a receber 90 pontos.

 

2. Como saber o valor que passarei a receber com a ação de incorporação da GDIBGE?

Multiplique o valor da GDIBGE que consta em seu contracheque por 0.8.

 

3. Quem tem direito a receber os 40 pontos da GDIBGE?

Todos os servidores aposentados ou pensionistas, sócios do DAPIBGE, que tenham registrado em seu contracheque a rubrica art. 80 GDIBGE. A incorporação é um ato administrativo entre o DAP e o IBGE.

 

4. Pensionista também tem direito à incorporação da GDIBGE?

Sim, todos os pensionistas com pensão civil, se o instituidor da pensão recebia a rubrica art. 80 –GDIBGE em seu contracheque.

 

5. Em que casos o pensionista não tem direito à incorporação da GDIBGE?

Se o instituidor faleceu na ativa, a ação de incorporação não se aplica, pois o instituidorjá recebia os 100 pontos antes de falecer. O pensionista também não receberá esta diferença caso o instituidor ao falecer não recebesse a GDIBGE.

 

6. Como posso entrar com a ação para incorporar os 40 pontos da GDIBGE ao meu salário?

Você precisa se associar ao DAPIBGE . Para isso autorize o desconto para o DAP em seu contracheque para comprovar na justiça que você é nosso sócio. No site nosso site www.dapibge.org.br, entre em Links Úteis ( 1 ) . Acesse o SIGAC ( 2 ) Coloque seu CPF e senha ( 3 ).

Em seguida faça a autorização do desconto de 10,00 reais mensais no seu contracheque. Clique em Consignações ( 1 ) , selecione 30% ( 2 ), e escolha Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do I ( 3 ) Prosseguir. ( 4 )

Retorne  ao nosso site: www.dapibge.org.br

Vá a aba “ASSOCIE-SE” e faça seu pré-cadastro ( 1 )

Antes de iniciar, tenha em mãos todos os seus dados, identidade, CPF, ( 2 ) endereço completo, CEP, data da aposentadoria, seu telefone fixo e celular, um outro telefone de parente ou amigo para emergência, diferente do seu, e o seu e-mail. Selecione a sua categoria, que pode ser mais de uma caso seja aposentado e pensionista, por exemplo ( 3 )

No módulo SEGURANÇA, assinale as imagens corretas ( 4 ) e clique em Incluir Cadastro ( 5 ) Siga as instruções .

 

7. Como posso obter a procuração para dar entrada na ação dos atrasados da GDIBGE? 

Se você têm direito aos atrasados, mas ainda não entrou com a ação, clique no banner do site: “VOCÊ JÁ DEU ENTRADA NA EXECUÇÃO DOS ATRASADOS?”

Em seguida coloque o seu CPF e faça o recadastramento.

Ao final do formulário preenchido por você, haverá uma mensagem de “Parabéns” pelo seu recadastramento.

Role a tela mais para baixo para visualizar a procuração e o boleto das custas dos advogados (R$ 200,00). Imprima ambos, assine a procuração e pague o boleto.

 

8. Como saber se já dei entrada na ação dos atrasados?

Se você já se recadastrou, mas quer ter certeza de que já deu entrada nesta ação, clique no banner"VOCÊ JÁ DEU ENTRADA NA EXECUÇÃO DOS ATRASADOS" e escreva seu CPF.

Caso você ainda não tenha dado entrada nos atrasados, ao final do formulário preenchido por você, a procuração e o boleto das custas dos advogados estarão disponíveis para impressão.

 

9. Qual o valor das custas do processo para a ação de execução dos atrasados?

Para os associados retardatários que estão entrando com em 2017, o valor é de 200 reais. Alertamos que as custas equivalem a 1% do valor que se tem a receber.

Como o processo está em fase de cálculo, no momento oportuno este valor será reajustado. Alertamos que sem o pagamento dessa complementação o processo será extinto. Caberá ao associado pagar a diferença do referido valor.

 

10. Quando me aposentar, terei direito automaticamente a Incorporação da GDIBGE?

Sim, desde que você seja sócio do DAP e desconte a mensalidade em folha.

 

11. Como posso obter os boletos do advogado para pagar os honorários da Incorporação GDIBGE?

Entre no nosso site, www.dabibge.org.br, e clique em BOLETOS GDIBGE.

 

12. Como é feita a ação dos atrasados e como será o pagamento?

Os atrasados são solicitados em grupo de cinco associados. O pagamento pode se dar de duas formas: os valores abaixo de sessenta salários mínimos serão pagos através de requisições de pequeno valor - RPV, cujo recebimento, a princípio, estava previsto para ter início em 2017. Acima desse montante, serão pagos em precatório, previstos para ter início em 2018.

 

13. Como posso consultar o andamento da minha ação dos atrasados?

Entre no nosso site www.dapibge.org.br .Na barra de menu, escolha Links Úteis e Justiça Federal RJ. Vá no menu Consulta Processual

Escolha a localidade (Rio de Janeiro), CPF e digite o número. Responda a pergunta da sequência de controle e clique em Pesquisar. Seu nome aparecerá tantas vezes quantos forem os processos em que você figure. Percorra as abas exibidas para saber, dentre outros, os dados básicos, o movimento e as partes que estão com você no seu processo.

 

14. Até quando posso dar entrada na ação dos atrasados?

Para sua tranquilidade, entre o mais rápido possível e evite transtornos.

 

Contato

HORÁRIO
14h às 16h, Terças e Quintas

ENDEREÇO
Av. Rio Branco, 257 Salas 605 a 609
Centro - Rio de Janeiro / RJ CEP: 20040-009

E-MAIL
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (atendimento, social, cultural e jurídico)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (cobranças, pagamentos, boletos)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (comunicação, críticas e sugestões)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (outros)

 

ATENDIMENTO JURÍDICO DO ESCRITÓRIO
Camargo Moreira e Ouricuri Advogados
Plantão no DAP - Terças, das 14h às 16h

TELEFONE
(21) 2210-1877
(21) 3681-2550
(21) 2215-2970

 

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…