DAP ELEIÇÕES 2024

Chapa 2

REVIRADAP

REVIRADAP

Diretoria

PRESIDENTE

EDUARDO LUIZ DE MENDONÇA (RJ)

VICE-PRESIDENTE

CARMEM DE JESUS GARCIA (RJ)

DIRETOR DE ASSISTÊNCIA

REGINA LUCIA GADIOLI DOS SANTOS (RJ)

DIRETOR DE DIVULGAÇÃO

GREICE DAMIÃO DE ASSIS (RJ)

DIRETOR ADMINISTRAÇÃO

PAULO MAURICIO FERREIRA MADEIRA (RJ)

DIRETOR FINANCEIRO

JOSÉ ANTONIO LUTTERBACH SOARES (RJ)

SUPLENTES

ANA LUCIA BARRETO DE FREITAS (RJ)

LUCIANO MAGALHÃES CASEMIRO (RJ)

MARIA CRISTINA CHAGAS (RJ)

PÉRICLES PRADO (GO)

REVIRADAP

Quem somos

REVIRADAP

NOSSAS PROPOSTAS

Dar VOZ às demandas dos aposentados e pensionistas

Criar um CANAL permanente de recebimento das demandas dos associados e buscar seu atendimento, dando retorno aos interessados. Por exemplo:

Buscar definir uma política e ações da CRH de interesse dos aposentados e pensionistas. Exigir a implementação do atendimento virtual aos aposentados.

Efetuar gestões junto à CRH para a elaboração de um Censo dos aposentados e pensionistas do IBGE, visando a construção de banco de dados que nos ajude conhecer nossa base e definir ações específicas.

Dar mais ênfase na fiscalização da administração da SIAS e no seu relacionamento com os servidores aposentados e pensionistas. Exigir que preste informações anuais sobre nossos pecúlios e planos de previdência e de seguro, que demonstre o que está sendo pago e quanto se terá a receber.

Promover encontros de confraternização recreativos e culturais: festas, chás com a diretoria, debates, palestras de temas de interesse, bem como cursos visando o bem-estar físico e emocional, o controle de ansiedade, técnicas de relaxamento e a atualização dos associados para se comunicarem em rede, dentre outros encontros.

Buscar soluções para os problemas de atendimento médico, saúde e assistência

Estudar e propor alternativas de cobertura médica para quem não tem plano médico:

Verificar a possibilidade de se ter atendimento médico alternativo ao atual, condizente com nossas remunerações.

Identificar, após pesquisa, os associados que enfrentam problemas de sobrevivência e de atendimento à saúde, assim como as famílias e associados vitimados pela COVID;

Buscar ampliar os benefícios assistenciais aos associados estabelecendo novos convênios com empresas e instituições que atendam a essa finalidade. Por exemplo:

Não poupar esforços pela melhoria de nossas remunerações, em apoio à ASSIBGE

Lutar pela Integralização e incorporação da GDIBGE.

Lutar pela recomposição das perdas salariais de 2017 a 2024 e pela abertura de negociação salarial em 2025, visando mudar as Tabelas Salariais de 2026.

Lutar pela eliminação do fosso salarial do nível médio que vem crescendo desde o início da carreira própria do IBGE, isto é, a eliminação da diferença entre o teto salarial deste grupo de servidores e o piso salarial dos servidores de nível superior.

Lutar pelo fim da redução da suplementação de aposentadoria aos assistidos RJU e CLT imposta pela SIAS.

Por democracia e transparência na gestão e na divulgação de ações do DAPIBGE

Rigor e controle absoluto com os gastos e despesas realizados pelo DAPIBGE e transparência contábil e financeira.

Comprometer-se efetivamente com a federalização do DAPIBGE, promovendo a descentralização dos seus recursos financeiros para as Unidades Estaduais, rigorosamente de acordo com o estabelecido no Regimento Interno.

Realizar assembleias regulares e deliberativas e adotar um sistema de inscrição e votação híbrido e ágil, a exemplo do já existente no Núcleo Chile.

Apresentar tão logo quanto possível um Relatório da Situação Financeira do DAPIBGE, recebida de gestões anteriores. Divulgar amplamente o relatório completo da auditoria da gestão anterior à atual do DAPIBGE, respeitado o sigilo de informações pessoais.

Propor revisão do Estatuto no que se refere a inclusão de auditoria permanente da parte de quem entra sobre a gestão anterior e dos artigos envolvendo o processo eleitoral, a luz da experiência com esta eleição, dentre outras necessidades que venham a surgir, visando seu aperfeiçoamento e clareza.

Apoiar os trabalhadores de nível médio, na defesa de seu trabalho institucional

Compromisso de estar junto na defesa do fortalecimento da rede de coleta do IBGE, fundamental para a realização de nossas pesquisas que são periódicas e permanentes;

Compromisso de estar junto na defesa de nossos trabalhos, que são produtos da atuação conjunta de servidores efetivos de nível médio e de nível superior;

Pela definição de concurso público para preenchimento das vagas de nível médio, seja para a Sede, como para as Unidades Estaduais.

Atuar por nossos interesses na relação com entidades, Governo e Congresso

Defesa intransigente do IBGE como órgão que exerce atividade exclusiva de Estado.

Fortalecer as relações do DAPIBGE com entidades de aposentados e pensionistas para encaminhamento das lutas de nosso interesse, e com a ASSIBGE.

Estar atento para agir em resposta às ações do Governo e às mudanças de legislação em tramitação no Congresso que NOS afetem.

REVIRADAP

Depoimentos

Maria Conceição Lomba Lima foi assessora da Presidência do IBGE e da Diretoria Técnica nos anos 1970-80. Séria, competente, dedicada e sempre preocupada com as condições de trabalho (e de vida) de todas as pessoas da instituição, depois de aposentada, ajudou a fundar o DAPIBGE, e foi membro de suas duas primeiras diretorias – 2004-08 e 2008-12. Conceição estava presente na nossa passagem para o RJU e, junto ao DAP, por ocasião da instituição da GDIBGE. Generosa, referência para nossas gerações, se propôs a gravar, aos 94 anos, um vídeo de apoio a nossa chapa 2, a REVIRADAP. Muito obrigada pela confiança.

Importante apoio recebido de Jane Souto para a chapa 2. Muito obrigada pela confiança.

Jane é antropóloga, pesquisadora aposentada do IBGE, onde trabalhou muitos anos com pesquisas sociais, além de ter sido professora da ENCE e formuladora das ideias iniciais de cursos de mestrado e doutorado na Escola, Sua tese sobre Condições de Vida de Populações de Baixa Renda, para realização da qual morou e viveu por tempo significativo no Jacarezinho, foi muito importante para configurar o que pesquisar e como perguntar alguns quesitos de nossas pesquisas sociais. Jane Souto foi servidora exemplar pela criatividade, cultura, respeito ao IBGE e a nós todos.