Comunicado aos Associados: Dificuldades na Obtenção de Respostas aos Ofícios Encaminhados à Direção do IBGE

Prezados associados,

Comunicamos, com profunda preocupação, as reiteradas dificuldades enfrentadas na obtenção de respostas aos ofícios encaminhados à Direção do IBGE, referentes à abertura de diálogo com a Coordenação de Recursos Humanos. A demora na resposta a demandas importantes, especialmente relacionadas à precariedade no atendimento presencial e remoto a aposentados e pensionistas, é inaceitável.

Temos registrado casos que se arrastam por meses, e até anos, sem solução, o que configura flagrante violação à Lei nº 9.784/99, que estabelece prazos para resposta a solicitações administrativas. É fundamental ressaltar que, assim como o administrado deve cumprir os prazos legais quando convocado pela Administração, esta também tem a obrigação de atender tempestivamente às solicitações dos seus servidores.

A ausência de respostas eficazes e a lentidão no tratamento das demandas reforçam a necessidade de maior presença e dedicação integral dos ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) nas instituições. A obrigação de dedicação exclusiva e integral a esses cargos é imprescindível para garantir a eficiência na gestão e o atendimento adequado aos servidores.

A Associação não medirá esforços na luta contra ações que prejudicam os nossos associados, muitos dos quais são idosos e tutelados, conforme prevê nosso Estatuto do idoso. Continuaremos a buscar soluções para garantir o respeito aos direitos e o atendimento adequado às necessidades dos nossos associados. Informaremos sobre os próximos passos e ações a serem tomadas.

Julio Dutra
Presidente