COMUNICADO 24
NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTOS
Diante de uma série de acusações infundadas – com a apropriação de imagens disponibilizadas no site do DAPIBGE – em postagens de cards e memes agressivos, bem como de xingamentos enviados para os e-mails da diretoria e ainda de mensagens escritas com conteúdo de autoria falsamente atribuídas ao Conselho Diretor do DAPIBGE, este órgão se vê na obrigação vir a público para apresentar sua resposta.
É do conhecimento do Conselho Diretor, que essa situação foi originada a partir da criação de um grupo de WhatsApp e que, infelizmente, por não serem atendidos suas reivindicações junto à Direção da entidade, passou a ser o fórum dessas agressões.
Precipuamente, devemos salientar que nenhum membro da atual diretoria faz parte desse grupo de WhatsApp e lamentamos muito saber que colegas de trabalho que por muitos anos conviveram conosco no IBGE, e que conhecem nosso caráter e nossa dignidade, hoje estejam sendo condizentes com tudo o que está ocorrendo.
Esclarecemos que a atual diretoria assumiu o DAPIBGE no dia 25/03/2021. Dentre outros trabalhos realizados destacamos:
1) reforma todas as instalações das salas antigas a as adquiridas no final da gestão anterior;
2) elaboração da reforma do estatuto, que foi amplamente divulgado para todos para criticas e sugestões e referendando ao final em uma Assembleia;
3) elaboração do Regimento Interno, que organiza o nosso funcionamento, e não existia na gestão passada;
4) o trabalho diário tentando facilitar ao máximo que os associados inadimplentes, possam, no menor tempo e dentro de suas posses, quitar seus débitos junto a Associação;
5) a continuação do trabalho de convencimento do Associado sobre a importância de manter em dia seus dados cadastrais;
6) realização de auditoria por profissionais qualificados na área, após pesquisa de mercado, com o objetivo de verificar as divergências contábeis e financeiras que encontramos ao assumir e obter orientações quanto a utilização correta dos recursos com base nas leis vigentes.
Contudo, as críticas mais contundentes que estamos sofrendo, por parte do Grupo de WhatsApp, são com relação a Campanha de Vacinação e a não concordância da direção do DAPIBGE de levar adiante uma das reinvindicações da Carta do Movimento – a pleitear assento na Mesa de Negociação Permanente.
Em relação à campanha de vacinação, devemos esclarecer que as finanças do DAPIBGE estão em dia e, conforme a explanação da Diretoria Financeira na Assembleia do dia 21/03/2024, temos em caixa um saldo considerável, que hoje, nos permite pensar em retribuir aos Associados essa parceria. Para isso achamos que melhor forma seria em reverter através de algo que pudesse ajudar na saúde de cada um. A diretoria, com a prerrogativa de seu direito, decidiu optar então pela aplicação de vacinas, que não sejam oferecidas na Rede pública. Decidimos, ainda, após consulta a profissionais da área, que as melhores vacinas seriam a Pneumocócica 15 e a antigripal tetravalente, repetimos: NÃO SÃO OFERECIDAS NA REDE PUBLICA (somente para portadores de doenças imunossupressoras).
Em seguida, entramos em contato com a FioCruz, e ficamos cientes que esse órgão não faz a aplicação dessas vacinas fora do seu local. Em vista disso, procuramos alguns laboratórios particulares, que pudessem fazer essa vacinação a nível Nacional e ao menor custo. Foram licitados três: Vaccini, Previmuno e Beep. A que teve a melhor oferta com cobertura em todas as Unidades da Federação foi a Previmuno.
Esses fatos foram devidamente divulgados na Assembleia de 21/03/2024, quando todas as informações foram passadas estando ainda disponíveis no site do DAPIBGE em vídeo. A direção deliberou o Referendo para que os associados se manifestem acerca da realização dessa campanha (obedecendo as diretrizes do Regimento Interno da Associação), para o próximo dia 09/04/2024.
Quanto a participação na Mesa de Negociação Permanente, a direção do DAPIBGE entende que o Sindicato é o órgão que representa todos os ibgeanos, e às reinvindicações do Grupo de WhatsApp estão todas contempladas na pauta dos dois Fóruns de debates que o Sindicato participa junto com a direção do IBGE e o Governo.
A atual direção do DAPIBGE e o Sindicato sempre tiveram uma linha de comunicação franca e cooperativa entre si, pois entendem que o caminho do diálogo e da não violência deve nortear toda a relação humana.
Finalmente, pedimos a todos os colegas Associados, que antes de fazerem qualquer tipo de juízo, de escreverem inverdades, de acreditarem em mentiras disseminadas, que primeiro:
– se interem do conteúdo do Estatuto e do Regimento Interno, ambos disponíveis no site;
– assistam as Assembleias, que estão também disponíveis no site;
– procurem dialogar com a direção do DAPIBGE, através dos nossos e-mails ou de nosso WhatsApp, para tirar suas dúvidas e conclusões.
Atenciosamente,
A Direção.