No último dia 1º de outubro, ocorreu o 2º Encontro do Fórum de Gestores das Associações de Aposentados e Pensionistas, reunindo importantes lideranças na sede da DAPIBGE, no Centro do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente do DAPIBGE, ASSIBGE-SN, ASFBB, SINPETRO, GRÊMIO APOS, ASDNER. Dr. Júlio Dutra, que também preside o Fórum em seu discurso de abertura, e destacou a importância da união entre servidores públicos e a sociedade civil na resistência contra a Reforma Administrativa, atualmente em estágio de discussão no Congresso Nacional, através da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa modificar aspectos fundamentais do serviço público.
Dr. Júlio Dutra alertou para os possíveis desgastes que essa reforma pode trazer para os servidores e para a qualidade dos serviços públicos. “Os reflexos negativos para a sociedade são imensuráveis, especialmente nas áreas de saúde, educação, saneamento básico, fiscalização e segurança pública”, afirmou. Ele pontuou também o preocupante crescimento da terceirização e das contratações temporárias, comparando o fenômeno a um “tsunami” que ameaça a continuidade e a expertise oferecida por servidores experientes.
Após a abertura, Paulo Lindesay, Diretor da Executiva Nacional da ASSIBGE-SN, apresentou uma análise aprofundada da reforma administrativa, seguido por um debate instrutivo e rico em opiniões entre os participantes. A sessão foi marcada pelo compartilhamento de preocupações e ideias sobre o futuro da administração pública.
Ele também levantou preocupações sobre a precarização dos serviços com a diminuição de cargos públicos e as ameaças que isso representa para aposentados que contam com benefícios integrais.
O evento continuou com uma palestra esclarecedora sobre imunização, apresentada pela enfermeira Nathalia da Silva Souza, que destacou a importância da vacinação, especialmente para os idosos. O tema ganhou relevância no contexto atual em que a saúde preventiva é crucial.
Além disso, o DAPIBGE destacou seu comprometimento com o bem-estar dos aposentados, enfatizando que nos últimos seis meses houve a promoção de palestras sobre saúde, a implementação do atendimento por telemedicina e parcerias com planos de saúde, oferecendo descontos e vantagens significativas aos associados e parceiros.
Os esclarecimentos finais abordaram as oportunidades sobre o plano Preventsenior e os riscos associados à Unimed/Ferj. Com isso, o encontro foi encerrado com sucesso e deixou o desejo por novas edições, reforçando a mensagem “Juntos, somos mais fortes!” entre os participantes, que saíram mais informados e unidos na defesa de seus direitos.