IBGE discute proposta para entregar ao Governo até o fim do ano

O ajuste de 5% nos contracheques de janeiro será o último previsto no acordo celebrado em 2012, totalizando nesses três anos consecutivos um reajuste de 15%, desmascarando a idéia de que seria suficiente para fazer frente e/ou até mesmo apresentar um ganho real, no período, em função do centro da inflação previsto de 4,5% ou, na pior das hipóteses, uma perda reduzida, caso atingisse o teto da meta inflacionária previsto de 6,5%. Ocorre que esse raciocínio já trazia na sua origem um defeito de formulação, pois, a tabela de salários do IBGE trazia em seu bojo uma defasagem histórica, mesmo se comparada à proposta original para implantação de nosso plano de carreira, cujos salários foram rebaixados na hora de sua aplicação em 2006 – a mesma tabela que é protocolada seguidamente no MPOG, ano a ano, corrigida dos índices de inflação, como base da discussão salarial. Se o acordo de 2012 tinha um erro de origem, também não se furtou a repeti-lo ao seu final com o estouro da meta da inflação. Isso sem contar os prejuízos impostos a aposentados e pensionistas nos últimos dez anos.

Assim, com o término das questões práticas do acordo de 2012, a categoria ibgeana está fortemente mobilizada em função de um novo acordo, em princípio melhor para todos, mas dividida entre duas questões: 1) Defesa da carreira própria com sua tabela de salários original (2006 com a devida correção); 2) Remuneração por subsídios, a exemplo de outras categorias como Banco Central, CVM e IPEA.

Para consolidação da vontade da maioria, o Sindicato realizará um Encontro de Direção Nacional na primeira quinzena de novembro, cujas Assembléias de Núcleos para retirada de delegados ocorreram até o final deste, e início do próximo mês.

O assunto além de muito sério, traz uma grande dose de controvérsias, além de não se ter certeza absoluta do acolhimento integral de nenhuma das propostas. O núcleo da Avenida Chile, cuja assembléia será no dia 30 de outubro, às 13 horas, disponibilizou um link para recolher a opinião e formar um balizamento mais amplo  da decisão que levará para o Encontro: https://pt.surveymonkey.com/s/CKNGCV6.

Somados: aposentados, pensionistas e aposentandos representam, provavelmente, mais de 80% da categoria ibgeana, e não devemos ficar de fora nessa discussão em que algumas questões representam sérios riscos para muitos de nós. Não basta simplesmente entrar no link e dar a sua opinião. Tod@s aqueles que tiverem possibilidade devem participar da assembléia de seu núcleo de origem, assim como, tendo disponibilidade, se candidatar como delegado para participar do Encontro de direção do Sindicato, que será o interlocutor legal da categoria nessas questões.