Há trajetórias que atravessam o tempo e seguem inspirando gerações. Histórias que guardam não apenas lembranças, mas valores, compromisso com o serviço público e o verdadeiro espírito ibgeano. É com esse sentimento que compartilhamos a homenagem escrita pelo colega Pedro Guedelha, que resgata a memória, a dedicação e a mística representadas por João Guimarães Costa — o nosso querido Joãozinho, símbolo vivo da história do IBGE:
Memória boa e memorável de um colega ibgeano técnico, profissional e que ainda simboliza a Mística do IBGE.
Ele João Guimarães Costa.
Amigos (s),
Registrando a nossa
(re)visita, justa e oportuna, ao nobre colega ibgeano João Guimarães Costa, mais conhecido por “Joãozinho “, obreiro do Amado IBGE de 1966 até 1982, quando de sua justa e merecida aposentação, e oriundo do sertão maranhense, município de Buritivo Bravo, passando por Caxias na condição de Chefe da Agência de Estatística do IBGE, até ser convidado pelo então Chefe do Setor, “Zé Gomes “, para vir prestar seus relevantes serviços na Delegacia do IBGE, na qual foi lotado na SECVI.
Hoje o nobre colega ibgeano, servidor símbolo da Mistica do IBGE, tem a graça de viver seus 94 anos, com a memória ainda afiada, rememorando fatos de sua juventude, quando aos 15 anos foi aprovado no rigoroso Exame de Admissão do conceituado Centro Caixeiral, para cursar o Ginásio, e, logo em seguida, o curso de Contabilidade.
Como prova de sua boa memória, João Guimarães ainda dispõe da histórica fotografia de sua Formatura, quando estava com seus 22 anos, e, apontando para os personagens, nomea quase todos!
Fantástico!