Resultados da Enquete e Necessidade de Alteração no Estatuto da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do IBGE

Nos últimos meses, a Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do IBGE – DAPIBGE realizou uma enquete para avaliar o real interesse e a necessidade de modificar os documentos que regem nossa instituição, em particular o Estatuto. Apresentamos as conclusões da pesquisa, oferecendo um panorama abrangente sobre as implicações dessa potencial mudança.

Breve Histórico da Ação

Durante a última campanha eleitoral para composição do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Representantes Estaduais, identificamos uma série de contradições e barreiras entre nosso Estatuto e seu Regimento Interno. Estas incompatibilidades geraram desafios tanto em termos de comunicação quanto na interpretação dos textos, o que se fez claro ao longo do processo de concorrência nas eleições. Passadas as eleições, caracterizadas por forte disputa democrática, surgiu a necessidade de ajustar – pelo menos – o Regimento Interno. Essa revisão poderia ser efetuada pelo Conselho Diretor, em concordância com as regras já previstas no Estatuto.

A Comissão Eleitoral, ao lado de associados e integrantes da Chapa 3, conhecida como “Azulzinha”, juntos encaminharam sugestões de ajustes ao Conselho Diretor anterior, resultando em um novo texto para o Regimento Interno. Esse texto foi aprovado em conformidade com nossos regulamentos.

Questões Levantadas e Ação do Conselho Atual

Após a posse do novo Conselho Diretor, críticas de um pequeno grupo de associados emergiram, questionando a compatibilidade do último Regimento aprovado com os objetivos da Associação. Buscava-se restaurar a redação anterior, mas esses esforços foram rejeitados, pois o conselho atual considerou a nova versão alinhada às nossas necessidades.

Resultado da Enquete

Para assegurar que nossa decisão refletisse o desejo dos associados, conduzimos uma enquete nacional. Os dados apurados mostraram que o número de respondentes, tanto por estado quanto pelo total de associados, foi estatisticamente insignificante. Concluímos que alterações no Estatuto e Regimento Interno não são prioridades no momento, baseando-nos na legitimidade da pesquisa e nos interesses dos associados. Enfatizamos que, com foco no bem-estar dos nossos membros, não implementaremos mudanças nesta gestão.

Planejamento Estratégico e Conclusão

O DAPIBGE tem avançado em seu planejamento estratégico para o período 2025-2027, envolvendo diversas iniciativas, muitas das quais surgiram das campanhas eleitorais inclusive dos nossos estimados concorrentes e já demonstram sucesso. Os resultados financeiros recentes confirmam que estamos efetuando melhorias significativas com eficiência e transparência.

Agradecemos a todos os associados por participarem ativamente e continuarem a contribuir com ideias para fortalecer nossa Associação. Seguimos comprometidos em representar os interesses de todos com dedicação e integridade.

Júlio Dutra
Presidente