DAPIBGE vs Coronavírus

Na matéria anterior tratamos das mudanças necessárias para o bom funcionamento do DAP em 2020, sem imaginar que elas poderiam ser tão urgentes e oportunas. A ideia principal era de total autonomia para os sócios através da disponibilidade de serviços, via internet, com o uso de computador, celular, tablet e outros meios disponíveis.

Mesmo em fase de consolidação, é disso que nos valeremos para enfrentar a atual pandemia mundial. Somos o principal grupo de risco e não podemos criar facilidades para esse vírus, além dos cuidados pessoais, amplamente divulgados pela mídia, como lavar as mãos com maior frequência e manter uma distância prudente de outras pessoas, temos também um protocolo mundial acerca de aglomerações.

É baseado nisso que vários eventos mundiais de grande porte estão sendo suspensos, ou sendo realizados sem a presença de público. O novo vírus, como os demais, infelizmente é uma realidade que veio para ficar. A estratégia agora é impedir que ele se fortaleça, evitando que consiga se hospedar num grande número de pessoas, pelo menos até que se encontre uma vacina para prevenir futuras investidas, e, até mesmo, uma medicação eficiente que possa combatê-lo depois de instalado em alguma pessoa.

Assim, a partir de agora estão suspensas todas as atividades abertas do DAP, como plantão de advogados, assembleias e comemorações. O atendimento jurídico do CMO /GDIBGE por telefone será mantido no telefone 35548110 de 15h às 17h. O expediente interno, ainda com horário a ser definido, será restringido semana a semana. Na próxima semana não abriremos na segunda e na terça-feira. Na outra, de segunda a quarta. Depois de segunda a quinta, e se o quadro se agravar poderemos determinar um fechamento maior, mantendo todos os voluntários trabalhando em casa para o DAP e mantendo os associados atualizados pela internet.

Praticamente não temos nenhuma pendência para resolver. O grupo de trabalho criado para revisão do estatuto composto pelos associados Ângelo Gil, Fernanda Marques, Glória Vanicore, Mariana Rebouças e Paulo Bahia Araújo, com a colaboração de Democlacides Melo, Ligia Moyses e Wagner Julio, com assessoria jurídica de Helio Souza Cruz, entregou no dia 9 de março a sua proposta para a diretoria do DAPIBGE, ficando para o dia 16 a entrega do regimento interno. Como a posse da nova diretoria poderá de depender do registro desse documento somente em agosto/setembro, acreditamos que até lá estará tudo resolvido.