TEXTO ANIVERSÁRIO DO IBGE 2022

De onde eu venho?

Do Norte, do Sul, daqui, dacolá.

De onde venho, trago o cheiro da flor do campo,

Da rosa, da jitirana, do manacá.

Trago no sotaque, o chiado,

O rebolado da voz, o dizer flauteado.

Viajo pelo mar, no lago, no igarapé.

Quem sou? Sou um servidor do IBGE.

O nosso Instituto completa 86 anos… Quantas gerações de ibgeanos passaram por essas quase nove décadas. Cada um de nós é um elo na longa cadeia do DNA desta Casa. Em cada publicação, em cada mapa ou pesquisa, ali tem a nossa marca, nosso suor, nossa sabedoria e conhecimento.

Ao longo dos seus 86 anos, o IBGE fez de nós uma grande família. Houve momentos de rusgas, de tensões? Sim, e qual família não os tem? Mas principalmente, temos o Amor, a união, o sentimento de pertencimento que membros de uma família também possui.

Tudo começou no pensamento genial de Teixeira de Freitas, um grande brasileiro, eleito o Servidor Número 1 do Brasil. Isso nos orgulha e faz de cada um de nós também servidores exemplares de nosso país. O nosso trabalho se reflete em decisões dos governos federal, estaduais e municipais, assim como em estratégias de inúmeras empresas. Nós ajudamos a contar os brasileiros, porque o nosso trabalho conta e conta muito.

Ao lado de outros grandes nomes que enobrecem a história do IBGE, da Casa de Teixeira de Freitas, como Macedo Soares, Heitor Bracet, Waldemar Lopes, Manoel Antônio Soares da Cunha e tantos outros há os anônimos, mas igualmente importantes na grande engrenagem que fez e faz o IBGE funcionar ao longo destes 86 anos.

E hoje, 29 de maio, nosso aniversário, temos muitos motivos para festejar. Lembramos dos que combateram o bom combate, completaram a carreira e estão em outro Plano. Saudamos os que se retiraram depois de anos de bons serviços prestados a esta Casa, e animamos os que receberam o bastão e seguem adiante, fazendo o excelente trabalho neste Instituto que tem a excelência como norte.

O DAP – Associação de Aposentados e Pensionistas do IBGE também se faz presente nesta comemoração. Desde 2002 estamos valorizando, assistindo e representando os nossos associados no âmbito administrativo, judiciário, perante a sociedade e o governo. Somos ibgeanos até a medula. Defendemos nosso Instituto porque acreditamos que o IBGE é o seu corpo de funcionários, ativos ou aposentados.

Parabéns para o IBGE! Parabéns para nós! Longa vida ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística! Hoje e sempre, com alegria e destemor, recitamos o refrão da Canção do Ibgeano:

“Ibgeano alerta, de pé pelo Brasil

Com a mente bem desperta

Com flama varonil”!