Ata de reunião Dapibge 27/01/2022

ASSEMBLEIA GERAL realizada por videoconfêrencia , às 15h do dia 27/01/2022

Inicialmente a Sra Presidente apresentou a pauta e se desculpou por não ter havido tempo hábil para disponibilizá-la com antecedência no site.

Pauta
1 . A voz das UEs
2. Movimento de nível médio
3. Pesquisa com os associados
4. Redução da inadimplência
5. Classificados do DAPIBGE
6. Auditoria

Na sequência de início aos trabalhos informando sobre a legitimação dos Representantes das Unidades Estaduais, mais uma iniciativa da Diretoria, dando prosseguimento ao programa da atual gestão .
Para manter a coerência com o estatuto, a participação dos representantes será legitimada utilizando-se o instrumento do referendo

1 . A voz das UEs

Apresentou a relação dos 23 interlocutores, indicados pelo Conselho Diretor e que no dia no dia 31 de março serão submetidos ao referendo da Assembleia Geral. Nesse meio tempo, enquanto não ocorre a assembleia, enquanto voluntários os representantes assinarão o Termo de Adesão, trabalhando remotamente junto ao Diretoria do DAPIBGE e dessa forma se comprometem a preservar o sigilo das informações que porventura tenham acesso.

A intenção é que o atual Estatuto não seja ofendido e que os voluntários das UEs possam o mais rapidamente possível colaborarem com segurança e tranquilidade no contato com os associados dos respectivos Estados.

Enfatizou que a próxima assembleia deverá ser responsiva, sendo importante que todos os associados mantenham seu cadastro e suas mensalidades em dia para estarem aptos a se manifestar com relação ao referendo.
Mencionou que os representes auxiliarão ao Conselho Diretor na organização dos associados dos estados levantando dúvidas, encaminhando críticas e sugestões, cada um trabalhando dentro das suas possibilidades e disponibilidade.
Agradeceu mais uma vez ao colaborador de Recife, Democlacides (Cidinho), pelo empenho incansável em contatar os colegas dos estados para que, após vinte anos, o Artigo 24 do atual Estatuto, (prevê a existência das seções Estaduais) possa finalmente ser implementado.

REPRESENTANTES DAS UNIDADES ESTADUAIS INDICADOS PELA DIRETORIA DO DAPIBGE

UEs NO DE ASSOCIADOS REPRESENTANTES
AC 25 MARIA DALVA SILVA DE SOUZA
AC CELIA MOTA    (voluntária)
AL 125 MANOEL NASCIMENTO
AL CARLOS  AUGUSTO SOUZA  (voluntário)
AM 49 PAULO ALMEIDA FILHO
BA 526 MARIA DO SOCORRO PINHO
CE 320 LOURDINHA
ES 152 ELIOMAR FERREIRA PIMENTEL  (Leo)
DF 229 INÊS COLTURATO
GO 270 ELECI XAVIER
MA 170 PEDRO JAMES DE SOUZA GUEDELHA
MG 690 PAULO ROBERTO GOMES MIRANDA
MT 68 DEJEAN DAVID MONTANHA
PA 156 ANTONIO NAIA
PA ANTÔNIO JOSÉ DE S. BIFFI    (voluntário)
PB 111 RINALDO TOSCANO
PE 284 VALÉRIA MACHADO
PI 138 WILMA LEITE
PR 273 ROSANGELA
RN 138 FRANCISCO URBANO SILVA
RO 30 ÂNGELA ILCELINA HOLANDA NERY
SC 234 ALCEU VANZELLA
RS 350 ERNESTO DORNELLES SARAIVA
SE 110 MARCOS BORGES
SP 610 MARIA ELIOTÉRIA DA CRUZ BATISTA
TO 22 RAIMUNDO COSTA BARBOSA
Obs: Ainda sem representação :  AP (9 )  , MS ( 76),  RR (6)      

Comunicou que muito provavelmente, as unidades estaduais do Amapá e de Roraima, ainda sem interlocutores, deverão ser unificadas devido ao pequeno número de associados nelas existentes.
Em seguida passou a palavra ao assistente da Diretoria, sr. Alkmim para tratar da Movimento pelo Reconhecimento da Tecnicidade do Nível Médio e da pesquisa com os associados.

2. Movimento de nível médio

Uma vez tomando a palavra, o assistente da Diretoria Antonio Alkmim tratou de dois temas. O primeiro diz respeito ao posicionamento do DAP em relação à ameaça de não reconhecimento da tecnicidade de suas atribuições, por parte do TCU e Direção do IBGE.

Lembrou a importância e centralidade que o cargo sempre teve para o IBGE, estruturando a instituição com a qualidade do seu trabalho em todas as fases das pesquisas empreendidas, mesmo em cargos que seriam considerados de natureza administrativa, pois é necessário

um aprofundado conhecimento sobre as atividades fim, assim como o apoio direto em tarefas complexas.

Ressaltou ainda que os riscos do não reconhecimento da tecnicidade pode representar inúmeros prejuízos, pois muitos técnicos exercem função de magistério (especialmente lecionando matérias correlatas às atividades do IBGE), exercem cargos gerenciais ou de substituição de chefias, e representações das UEs, assumindo todas as funções e responsabilidades inerentes a esta condição.

O IBGE terá uma enorme dificuldade, caso esta medida venha a ser adotada, lembrando que estamos em pleno ano de Censo Demográfico, e os técnicos podem ficar impedidos do exercício pleno de suas atribuições. Caso a tecnicidade seja contestada, como consta na PEC 32, estas gerências serão ocupadas por indicação do Executivo, ao invés de ser um técnico da própria Instituição.

Outro ponto, igualmente relevante é o impacto psicológico e desânimo de ver o não reconhecimento de seu trabalho. Finalmente, o cargo técnico pode sofrer um tal esvaziamento, podendo ter como consequência transformar-se em cargo em extinção. O que corresponde a uma maior precarização de ativos e aposentados, com perdas de direitos e reajustes salariais diferenciados.
Continuando, Sr Alkmin esclareceu que surgiram várias iniciativas de alguns núcleos tais como a do Núcleo Sede, e um movimento autônomo em defesa da tecnicidade do nível médio. Comentou que a própria ASSIBGE vem fazendo demandas junto ao IBGE, promovendo mobilização, elaborando pareceres jurídicos no sentido de aprofundar conscientização da questão e discutir essa luta junto a Instituição
Dito isso, reafirmou a posição do DAPIBGE de apoiar todo e qualquer movimento em defesa dos trabalhadores do nível técnico, e que o DAPIBGE se coloca a disposição na medida das possibilidades da entidade, já que a mesma não dispõe de recursos ilimitados, muito pelo contrário.
Reafirmou que o DAIBGE entende que este apoio será dado aos movimentos espontâneos e legítimos surgidos no seio da categoria, assim como às ações de iniciativa da ASSIBGE e Núcleos. A Associação entende que a representação formal dos trabalhadores se dá pelo seu Sindicato, mas esta formalidade não impede a riqueza e dinâmica do movimento dos trabalhadores, com as suas possíveis iniciativas legítimas. Por outro lado, o DAPIBGE entende que uma conjuntura tão adversa, drástica, que coloca os trabalhadores e especialmente servidores públicos como o principal alvo da política econômica de austeridade, sustentada pelo atual governo, exige a mais ampla e completa união por parte de todos os trabalhadores do IBGE. E o DAPIBGE agirá nesta direção.

A pesquisa
O segundo ponto , já anunciado na assembleia anterior, é a realização da pesquisa que terá como destinatários todos os associados do DAPIBGE, dos quais o DAPIBGE que tem os e-mails particulares. Esta pesquisa vem sendo discutida desde outubro do ano passado, quando foram iniciadas a formulação das perguntas. Afirmou que questionário está 80% concluído , portanto em fase final. Ainda passará por uma última revisão e teste. A intenção é que seja colocado no ar na segunda semana de março. O questionário apesar de bem completo , é conciso, fácil de responder e intuitivo. Será enviado para o e-mail de cada associado, e após preenchido precisa ser encaminhado ao DAP. Como forma de estímulo haverá um sorteio para quem participar da pesquisa.

A pesquisa procura identificar a situação de qualidade de vida, renda, saúde e integridade dos sócios, seus problemas e interesses, sua relação com as diversas atividades e atendimento do DAP, assim como sua avaliação. E ainda, temas de interesse dos trabalhadores, aposentados e pensionistas, no que diz respeito à direitos, forma de acesso aos meios de comunicação do DAP, e assim por diante. Ações de marketing serão efetuadas antes e durante a realização da pesquisa, que deverá permanecer disponível para preenchimento durante um mês. Os resultados serão objeto de discussão da Diretoria, dos sócios e divulgados publicamente. Este será uma importante e inédita ferramenta para nossa gestão, que pretende ser cada vez mais inclusiva e eficiente.

4. Redução da inadimplência

A diretora financeira , Janete agradeceu a todos pela resposta ao apelo feito na assembleia de novembro para que a inadimplência fosse reduzida, informando que em dezembro de 2021, foram realizados cerca de 820 depósitos. Dentre esses existem pessoas que e ingressaram naquele mês agora e que fizeram o pré-cadastro no valor de 30 reais. Mas a grande maioria foi de associados que pagaram totalmente suas dívidas ou as negociaram em parcelas.

Algumas mensalidades em aberto resultaram de resquícios de diferença valores em função do problema com o Serpro quando retirou o DAPIBGE da consignação . Pediu desculpas pelas cobranças no valor de 3,00 reais consequência da eficiência do programa de computador que registra todos os débitos.

Continuando, solicitou a quem tiver oportunidade tiver oportunidade, que alerte aos colegas ativos e vão se aposentar, para antes de dar entrada no pedido de aposentadoria, se associarem ao DAP.

Ao dar entrada no processo de aposentadoria o RH solicitará ao DAP, o pedido do Certificado de Sócio do funcionário, para que os 40 pontos da GDIBGE sejam incorporados no valor da aposentadoria.
Exemplificou dizendo que este mês, entre os pedidos de certificados, havia dois funcionários que não eram associados do DAP.

Toda a diretoria se esforçou para localizá-los através dos grupos de ZAP, mas apenas um deles foi localizado. Este funcionário imediatamente providenciou a sua inscrição com o pagamento da taxa de R$30,00 e enviou o comprovante bancário para o e-mail do financeiro ([email protected]), no banco de dados e então poder emitir o certificado.

Então, essa é uma tarefa importante que se estiver ao alcance dos representantes estaduais ou de qualquer colega, só temos a agradecer pois com certeza a intenção de todos que estão nesse grupo é beneficiar nossos colegas em tudo que estiver ao nosso alcance.

5. Classificados do DAPIBGE

Retomando a palavra, Glória anunciou mais uma inovação no site: classificados do DAPIBGE. Antes da publicação do anúncio haverá uma avaliação do associado para saber se está adimplente . Enfatizou que o DAPIBGE não se responsabilizará pelas relações mantidas entre os prestadores de serviço e os clientes.

Os anúncios deverão ser encaminhados para [email protected], contendo: CPF,endereço comercial,endereço residencial, telefone de contato, estado ,município e atividade desenvolvida.

6 Auditoria

Como ultimo ponto da pauta, a sra. presidente comunicou que já havia sido realizado um primeiro encontro com auditor, que produziu uma minuta de relatório. No momento a diretoria está avaliando. Espera na próxima assembleia, poder apresentar o resultado dessa auditoria.

Finalizando, esclareceu que com relação as festividades de final de ano realizado no Rio de Janeiro, no Sítio do Leo uma comemoração para 120 associados adimplentes. Nos demais estados cerca de 130 associados adimplentes receberam cartões Sodexo Gift no valor de 150 reais . Lamentou que a inadimplência impediu o sortear os 150 cartões como inicialmente havia sido planejado. Portanto, não houve sorteio. Todos que se inscreveram e estavam adimplentes foram contemplados.

Concluindo, disse que por falta de endereço correto , ausência do titular do cartão no local da entrega, residência fechada e dificuldade de acesso devido as chuvas, 10 cartões Sodexo ainda estavam pendentes de entrega.
Encerrando, fez a convocação que todos participassem da assembleia de 31 de março, na qual será feito o referendo para a posse dos representantes das UEs.