Comissão Eleitoral 2020/2024

Nosso e-mail disponibilizado para inscrição como membro da Comissão Eleitoral recebeu apenas nove mensagens até a data limite de 01/11/2020, das quais algumas não explicitaram objetivamente o que pretendiam, e uma declarou que o objetivo era fazer parte da Comissão Eleitoral e integrar uma chapa concorrente, o que é vedado pelo Estatuto do DAPIBGE vigente.

Ao analisar as fichas desses voluntários, além de dois débitos em aberto com o DAP. verificamos que a maioria se encontra desatualizada ou incompleta, com muitos ainda registrados como ativos, o que é incompatível com a função pretendida, como disposto no referido Estatuto.

Para a realização desta eleição, precisaremos, além da formação da própria Comissão Eleitoral, do mínimo de normalidade em relação à pandemia em curso, bem como da disponibilidade da Ata de Reunião da Diretoria, a qual está em processo de registro no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas na Cidade do Rio de Janeiro. O cumprimento dessa formalidade é necessário para evitar que a próxima Diretoria eleita venha a ter as mesmas dificuldades da atual ao assumir a gestão, quando foi gerada uma vacância de mais de quatro meses.

Sem o registro em definitivo dessa Ata, a eleição, pela desatualização jurídica do atual Estatuto, será uma aventura, e, com a participação parcial dos associados, será também antidemocrática.

Essa Ata, cabe destacar, também modifica o processo eleitoral, acatando pontos que não conflitam com o atual Estatuto, sugeridos pelo Grupo de Reforma do Estatuto, já agora em campanha eleitoral, reunidos em um grupo sob a denominação SOS DAPIBGE. Embora não nos caibam considerações sobre designações políticas, não deixa de ser questionável a nomenclatura, já que SOS é tudo que o DAPIBGE não demanda após tantas conquistas e vitórias importantes ao longo de sua história.

Segundo as modificações propostas para o processo eleitoral e documentadas na referida Ata, a Comissão a ser nomeada deverá ter sete membros. Tendo em vista os problemas identificados nas fichas de inscrição para membros dessa Comissão, solicitamos que os interessados acessem novamente o site do DAP, atualizem os seus cadastros e reenviem a seguinte mensagem explícita: Estou apresentando o meu nome para fazer parte da Comissão Eleitoral que coordenará as próximas eleições do DAPIBGE.

Na possibilidade de não aproveitamento de alguns desses nomes, estamos reabrindo as inscrições para possíveis substitutos até o dia 22 de novembro de 2020, aniversário de 18 anos do DAPIBGE.

Desde já agradecemos a todos pelo gesto de amor e comprometimento com a nossa instituição, no sentido de mantê-la cada vez mais do pertencimento de todos nós associados!