COMUNICADO 01 – 05 de Abril de 2021

A partir de 25 de março último, a nova Diretoria tomou posse no DAPIBGE e, após esse período inicial, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos ao conjunto de associados.

Como todos estão acompanhando, a situação da pandemia no país se agravou no último mês de forma dramática, o que nos impõe uma grande restrição para o que desejaríamos que fosse realizado.

A nossa presença física e rotineira nas dependências da Associação, necessária à formulação de um diagnóstico, infelizmente tornou-se inviável. A atual situação nos trouxe, inclusive, dificuldade para fazermos o registro da ata de posse, considerando o impacto da pandemia no funcionamento dos cartórios.

Soma-se a isso que o processo natural de transição entre as duas gestões não foi devidamente concretizado, o que significa que dados e informações, necessárias ao funcionamento do DAPIBGE, não foram ainda disponibilizados, o que exige de todos nós um maior esforço para a identificação das rotinas de atividades, documentação de natureza contábil, financeira, patrimonial, contratos, convênios, parcerias e outras funções essenciais.

Apesar destes óbices, a atual Diretoria vem se reunindo virtualmente, com frequência, para tomar conhecimento da real situação da entidade. Quando essencial, os Diretores comparecem à sede do DAPIBGE, com o intuito de obter o retrato mais fiel da situação, assim como executar as primeiras medidas, estabelecendo prioridades.

Já é possível perceber que um conjunto de questões centrais irá exigir uma análise mais aprofundada e tomada de decisão. Gostaríamos que esse processo se desse em um ritmo mais veloz e eficaz, mas, dadas as circunstâncias observadas, isto ainda não foi possível materializar.

Estas questões básicas passam pela transparência da contabilidade, condições de infraestrutura e equipamentos da sede, avaliação da contratação de um plano de saúde e assistência que, supostamente, está sendo oferecido aos associados, sem comprovada prestação dos respectivos serviços, problemas de atualização da atual base de dados que formam o atual cadastro, reavaliação e modernização da página da internet, assim como a importante atividade de atendimento presencial aos sócios que procuram o DAPIBGE pelos mais diversos motivos e necessidades.

Não estamos paralisados. Já temos a exata noção de que os desafios colocados diante de nós são maiores do que imaginávamos. Vamos enfrentá-los, adotando total transparência às nossas ações, conforme preconiza nosso plano de gestão e compromisso de campanha.

Vamos todos, com união, entendimento e apoio dos associados, renovar o DAPIBGE, tornando-o maior, mais representativo e não abrimos mão disso.