Comunicado 12 – 01/09/2023

Informamos que no dia 30 agosto 2023 às 9h50min, nos reunimos com o Presidente do IBGE, Márcio Pochmann e o Assessor Econômico da Presidência, Denis Maracci. Representando o DAPIBGE foram Gloria Vanicore , Paulo Bahia, e Mariângela Prudente.

Na oportunidade, ratificamos que temos as mesmas preocupações levantadas pelo Sindicato, dentre elas o desmonte do serviço público, a reforma administrativa -PEC 32, o processo de precarização do IBGE. Reforçamos o pedido para que em setembro próximo o IBGE esteja dentre as 10 instituições que participarão das negociações sobre reestruturação de carreira.

Explicamos rapidamente como o DAPIBGE se organiza e que o nosso mandato é de 25 de março de 2021 a 25 de março de 2025.

Destacamos que a gestão anterior durou 18 anos e que por conta de não ter havido um período de transição, realizamos uma auditoria quando assumimos.

Com base nas irregularidades apontadas pela auditoria, elaboramos um novo Estatuto Social para a entidade, mais robusto e com instrumentos de controle sobre a gestão, alterando por exemplo, a duração do mandato para dois (2) anos.

Esclarecemos que nossa atuação se faz mais presente no campo da assistência social. Dissemos também que nossos associados são de idade avançada, a grande maioria concentrada entre 70 e 80 anos, alguns até com 100 anos. A dificuldade de relacionamento com a tecnologia e até mesmo de entendimento de algumas questões, faz com que na prática sejamos a interface entre os associados e o IBGE.

Comentamos alguns aspectos da pesquisa realizada no período de 26 de junho a 15 de julho de 2022, entre associados, abrangendo cerca de 19% do total dos cadastrados em nosso banco de dados. Enfatizamos a grande disfunção do nível médio, cargo que representa 69% dos entrevistados. Relatamos a baixa renda da maioria dos associados. Alguns possuem tantos empréstimos que não têm margem consignável para fazerem a pagamento de 20 reais mensais do DAPIBGE no contracheque.

Informamos que possuímos 9029 associados , que incluem aposentados , pensionistas e ativos. A grande maioria está concentrada no estado do RJ, com 42% seguido por um percentual bem menor pelas demais UEs, sendo as mais expressivas MG 8,5%, SP 7% e BA 5%.

Demostramos a necessidade urgente de concursos para a recomposição do quadro do IBGE, incluindo assistentes sociais. Citamos alguns dados da INTRANET/IBGE, os quais apontam que do total de 11.561 servidores, 34% são ativos (3.901) e 66%, são aposentados (7.561). A situação é ainda mais preocupante se considerarmos que do total de ativos , 24% são “aposentáveis” (947 servidores). Comentamos também a existência de 5.902 contratados.
Explicamos que o DAPIBGE através do escritório CMO, entrou com a ação para incorporação dos 40 pontos da GDIBGE e que essa parcela corresponde , em média a 23% do salário líquido dos servidores. Este valor da incorporação vem sendo pago desde 2015, mas periodicamente recebe ataques para a sua extinção.

Finalizando o encontro, o Presidente Marcio disse estar aberto para novas reuniões e se dispôs a conhecer as dependências do DAPIBGE em um futuro próximo.