Comunicado 23 – 03/04/2024

COMUNICADO 23

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO E A PROPOSTA DO DAPIBGE

Prezados Associados,

Em nossa Assembleia de 21/03/2024 um dos itens de pauta foi a Campanha de Vacinação que o DAPIBGE está planejando efetuar.  A proposta é realizar a vacina contra a pneumonia e a vacina antigripal tetravalente. Ambas são oferecidas apenas na rede de laboratórios particulares. A rede pública dispõe da vacina da pneumonia apenas para portadores de doenças imunossupressoras.

Na Assembleia explicamos, que após o levantamento dos laboratórios particulares que pudessem atender a vacinação em todas as Unidades da Federação a um custo menor, optou-se pela empresa Previmuno. Maiores informações constam no vídeo da Assembleia que está disponível no site.

As vacinas Pneumocócicas (10, 13, 15 e 23) são a principal forma de prevenção contra as doenças pneumocócicas, que podem se apresentar de forma invasiva, como meningite, bacteremia e sepse ou de forma não invasiva, como pneumonia, otite média e aguda e sinusites leves e graves. Os quadros mais graves acontecem quando o pneumococo invade a corrente sanguínea ou os tecidos e fluidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meningite).

A pneumonia na terceira idade é uma doença que na maioria das vezes chega silenciosamente, quase sempre com sintomas leves e que se confundem com um simples estado gripal. Temos a cada dia recebido notícias de amigos associados que nos deixaram vítimas de pneumonia.

A vacina contra a gripe que está sendo aplicada em 2024 na rede SUS, incluindo os Postos de Saúde é a trivalente, que protege contra três cepas diferentes do vírus da gripe: a Influenza A (H1N1 – Victoria), Influenza A (H3n2 – Thailand) e a Influenza B (Áustria). A rede privada disponibiliza tetravalente (quadrivalente), ou seja além das três citadas, contém também um vírus similar ao Influenza B (linhagem Yamagata). Para maiores informações acessem os links ao final.

A gripe todos já passamos e sabemos quão ruim são os sintomas, e na terceira idade tudo se potencializa.

Ao longo de seus 22 anos de existência, pela primeira vez, o DAPIBGE tem a iniciativa de levar adiante uma de suas muitas missões que é assistir ao Associado com a proposta de oferecer a custo zero, duas vacinas importantes: a Pneumocócica 15 e a Antigripal tetravalente.

Para a diretoria do DAPIBGE, a melhor aplicação do valor da contribuição mensal de R$ 20,00  é investir na saúde de seus associados.

Dia 09/04/2024, às 14h terá início a Assembleia Deliberativa Extraordinária, que permanecerá aberta até às 24h do dia 11/04/2024, para a votação da concordância ou não dos associados com a nossa proposta.

Não deixe de votar.

A Direção.