Por: Marco Santos
Você acha que Teatro é importante? Vejamos alguns dados.
Embora tenha existido Teatro em diversos lugares e épocas do mundo, no Ocidente, especificamente na chamada Grécia Clássica, o Teatro começou por volta do Século V a.C., como uma manifestação religiosa, notadamente em honra do deus Dioniso. Este era a divindade ligada ao vinho, mas também estava ligado ao arrebatamento, à embriaguês, à sensualidade, ao estado em que a pessoa sai de si e expressa o que vai pelo inconsciente. Ou seja, terreno fértil para a atividade teatral.
O Teatro reflete a nossa sociedade, a nossa condição de ser humano. É um espaço onde a nossa memória é organizada, onde vemos o que não percebemos no nosso dia a dia, onde refletimos sobre nossas complexidades. Só o ser humano representa, encena as suas complexidades diante de uma plateia de seres como ele. No mundo animal, nenhuma outra espécie faz algo sequer parecido.
Quando vamos ao Teatro, queremos nos divertir, nos entreter, mas, também queremos ver fatias de vidas, trágicas ou cômicas, e, em muitas vezes, acabamos nos identificando com o que vemos se desenrolar no palco.
Cabe aos atores uma parcela importante na atividade teatral. Ele tem que viver vidas que não são a dele, que quase sempre nada tem a ver com ele e tem que fazer isso de forma que as pessoas acreditem que os espectadores estão vendo não ele, ator, mas o personagem, que conta uma história que vai divertilas e fazê-las refletir.
Você que me lê, ja saiu do Teatro ou viu na TV ou no cinema histórias e personagens que mexeram, de alguma forma, com vocês?
Pois é.
Teatro é para isso. E por conta disso ele vai existir enquanto houver seres humanos com suas complexidades, dúvidas, questões existenciais. Assistir a uma encenação num palco, na tela da TV ou do cinema nos ajuda um pouco a compreender o sentido da vida, porque estamos aqui, no mundo.
Então, você acha que o Teatro é importante?