Diversidade Cultural no Brasil

O que é a Diversidade Cultural no Brasil?

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

Devido à extensão territorial e ao processo de povoamento com povos de diferentes origens, o Brasil é um país com imensa diversidade cultural.


Frevo, dança tradicional do estado de Pernambuco.

A origem da formação cultural brasileira está ligada, sobretudo, aos indígenas, aos negros escravizados e aos imigrantes europeus.

O primeiro imigrante foi o colonizador português e ao longo dos séculos seguintes, outras nacionalidades também tiveram destaque na migração brasileira, como os italianos, alemães, japoneses e poloneses.

De norte a sul, as tradições, as festas, os rituais e a alimentação variam de maneira significativa. As manifestações culturais são influenciados também pelas características locais, como o clima e a vegetação e os aspectos sociais e econômicos.

Entre as regiões do país existem diferenças bastante significativas da formação cultural, mas mesmo dentro de uma região ou estado é possível encontrar grande diversidade de tradições e manifestações culturais.

A cultura dos mais variados grupos no Brasil é elemento de identificação, é o que forma os indivíduos que pensam, sentem e agem em seus círculos sociais.

São as manifestações culturais que fornecem identidade e contam a história de um país, por isso, sua preservação é muito importante.

Para que a cultura de um país seja preservada é preciso que se criem políticas públicas de valorização e reconhecimento das tradições e também que esses temas sejam incluídos nos currículos escolares.

Diversidade cultural nas regiões do Brasil
Veja a seguir, um pouco da cultura, das tradições e da culinária em cada região do Brasil:

Norte
Na região norte acontecem dois importantes eventos culturais: o Festival de Parintins no Amazonas e o Círio de Nazaré em Belém do Pará.

O Festival de Parintins conta com apresentações semelhantes ao carnaval, com fantasias, alegorias e enredo e acontece uma competição entre o boi caprichoso e o boi garantido.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã de devoção à Nossa Senhora de Nazaré e reúne cerca de 2 milhões de pessoas.

Nessa região, a culinária apresenta forte influência indígena, sobretudo na utilização do peixe e da mandioca. Também são pratos típicos dessa região a carne de sol, o jambu e o tucupi (caldo de mandioca cozido).


Festival de Parintins.

Nordeste
No nordeste, uma das manifestações artísticas mais tradicionais é a literatura de cordel, que é um gênero literário produzido em versos. Os textos são escritos em folhetos e pendurados em cordas nas apresentações, por isso o nome “cordel”.

Outras tradições famosas dessa região são o maracatu, o bumba meu boi, o carnaval, a capoeira, o frevo, o coco, a ciranda, a festa de Iemanjá, a marujada e a lavagem das escadarias do Bonfim.

Os pratos típicos da região são: acarajé, vatapá, caruru, sarapatel, carne de sol, bolo de fubá, arroz doce, canjica, buchada de bode, tapioca, pamonha, feijão verde e cocada.


Literatura de cordel.

Centro-Oeste
O centro-oeste é uma região de grande diversidade devido às influências de outros estados, de povos indígenas e até mesmo de outros países como a Bolívia e o Paraguai.

Nessa região, algumas das manifestações culturais famosas são a cavalhada, o fogaréu e o cururu. E dentre os pratos típicos estão o arroz com pequi, o angu, o arroz boliviano o cural e os peixes do pantanal.


Procissão do Fogaréu.

Sudeste
No sudeste, algumas das tradições são as festas do divino, o carnaval, o bumba meu boi, o peão boiadeiro, o samba de lenço, o caiapó, a dança de velhos, a folia de reis e o jongo.

Os pratos típicos dessa região são o cuscuz paulista, aipim frito, moqueca capixaba, pão de queijo, feijoada, tutu de feijão, feijão tropeiro, queijo minas, farofa e bolinho de bacalhau.


Folia de reis.

Sul
O sul tem diversas manifestações culturais relacionadas aos imigrantes europeus, principalmente alemães, italianos e japoneses.

Os grupos descendentes desses imigrantes preservam práticas culturais de dança, culinária e também na arquitetura. É comum encontrar cidades inteiras construídas em estilo alemão, por exemplo.

No que se refere a culinária, destacam-se o chimarrão, especialmente no Rio Grande do Sul, o pirão de peixe, o barreado (carne cozida em panela de barro) e a produção de vinho.


Pomerode