Esclarecimento sobre a participação dos aposentados na pauta de reajuste

Nos últimos dias algumas pessoas procuraram a ASSIBGE para perguntar se as reivindicações de reajuste protocoladas pela ASSIBGE e pelo FONASEFE (Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) junto ao governo contemplariam também os servidores aposentados.

Considerando que outras pessoas podem estar com a mesma dúvida, a Executiva Nacional da ASSIBGE esclarece que as reivindicações por reajuste salarial emergencial apresentadas ao governo englobam toda a base do Sindicato: trabalhadores temporários e efetivos – sejam servidores efetivos aposentados ou servidores efetivos da ativa, e por conseguinte também os pensionistas. A proposta de reestruturação da carreira reprotocolada no Ministério do Planejamento também contempla os aposentados e pensionistas, em decorrência das regras da paridade entre ativos e inativos.

Além disso, em conjunto com as demais entidades do FONASEFE, a ASSIBGE/SN reivindica a revogação do decreto 10.620/21, que transfere a gestão das aposentadorias e pensões dos servidores públicos ao INSS, o que causará prejuízos e transtornos a este segmento de nossa categoria. A revogação deste decreto foi defendida pelos representantes sindicais que compõem o Comitê Gestor do Plano de Cargos e Carreiras (CGPCC) na última reunião, em dezembro de 2022.

A ASSIBGE tem por política a valorização dos aposentados do IBGE e nunca deixará de defender os interesses dos mesmos. Isso ficou demonstrado quando, na última negociação de reajuste salarial, o sindicato não aceitou a proposta do governo que deixava de fora parte dos aposentados do benefício da incorporação da GDIBGE ao vencimento básico. Prevaleceu o compromisso de que este benefício deveria ser para todos os aposentados indistintamente.

Aposentados e pensionistas atuam na linha de frente do sindicato. Fazem parte da luta, fazem parte das conquistas, fazem parte da história do nosso sindicato.

O sindicato somos nós, filie-se!
Saudações sindicais,
ASSIBGE Sindicato Nacional