Governo Temer acabou antes do fim! artigo de Adrimauro Gemaque

[EcoDebate] Michel Temer (MDB), tido hoje como o presidente mais impopular da história pós-redemocratização, bateu novamente seu próprio recorde negativo. Pesquisa publicada pelo Datafolha, divulgada no último domingo (10/06), apresentou números da avaliação de seu governo. O percentual daqueles que consideraram a sua administração ruim ou péssima chegou a 82% contra os 70% do mês de abril, em pesquisa realizada pelo mesmo instituto. Veja abaixo o gráfico da pesquisa de abril, publicado no Portal G1 (17/04/2018):

 


Fonte: Datafolha

 

A rejeição do presidente Michel Temer, supera inclusive o da presidente Dilma Rousseff (PT), que no mês de agosto de 2015 chegou a atingir 71% entre os brasileiros. Somente 3% dos consultados durante a pesquisa consideram o governo do presidente Michel Temer ótimo ou bom e 14% regular. Quando assumiu interinamente a presidência em meados de 2016, a taxa era de 31%. Em 2017, a taxa subiu para 69%.

A pesquisa do Datafolha aponta também que a impopularidade de Temer cresceu em todas as faixas de renda e escolaridade nas cinco regiões do país. Na região Nordeste, Temer é rejeitado por 87%. Nas regiões Sul e no Sudeste, o índice chega a 80%. Um outro dado investigado pelo Instituto foi sobre um eventual apoio do presidente Michel Temer nas eleições de outubro deste ano. Dos eleitores que foram ouvidos, 92% declararam que não votariam no candidato apoiado por Temer.

Os números revelados pela pesquisa em abril e agora de junho demonstram a insatisfação da população com o governo em vários cenários. Essa rejeição com o governo atual fica demonstrado nitidamente na resposta de outro quesito da pesquisa. Para 32% dos brasileiros, a situação do país vai piorar até o final do ano.

Sem dúvida alguma a greve dos caminhoneiros foi o capítulo que faltava para retratar o descontentamento do brasileiro. Isso nos remete coincidentemente ao mesmo mês de junho de 2013, cinco anos atrás, quando a população foi às ruas nas principais capitais do país indignada pelo aumento na tarifa de ônibus. Quem acreditou naquela ocasião que as manifestações eram apenas por 20 centavos de real na redução do preço das passagens? De lá pra cá a população tem estado mais vigilante e atuante, principalmente através das redes sociais, reclamado mais dos governantes, dos partidos políticos, da corrupção e da ineficiência das demandas da sociedade que não chegam à população com os serviços públicos de qualidade.

Para QUADROS (2018), em seu artigo “A contestação ao governo Temer” escreve que (…) Estudos clássicos sobre o governo representativo partem da idéia de que, em democracias, o povo não governa diretamente – para fazer parte do governo, o povo precisa do mecanismo da representação política formado por partidos e políticos. Os argumentos pró-representação política são os mais variados possíveis. Em suas obras, os sociólogos Max Weber (1864-1920) e Joseph Schumpeter (1883-1950) limitam a participação do povo no voto nas democracias porque ambos entendiam que a complexidade administrativa da sociedade moderna atrelada à incapacidade do indivíduo comum em tomar decisões frente a assuntos complexos se colocavam como condições óbvias que inviabilizavam a participação mais ampla do povo.

Para os analistas, o governo de Michel Temer acabou. Perdeu credibilidade, e isso não se recupera do dia pra noite. Após assumir a presidência foi denunciado duas vezes por corrupção e foi salvo pelo Congresso, porém continua sendo investigado pela Polícia Federal.

A partir desta semana o país ficará anestesiado pela Copa do Mundo. A esperança de boa parte da população estará entregue nos pés da seleção brasileira de futebol. O resultado desta competição poderá influir a mente dos eleitores e o futuro político do país. Vamos aguardar esse desfecho para saber quem vai ser o campeão. A seleção brasileira ou o Brasil?

Adrimauro Gemaque, Analista do IBGE, graduado em Administração Pública, Formação em Consultoria Empresarial e Articulista, expressa seus ponto de vista em caráter pessoal ([email protected]).

Referências:
QUADROS, Doacir Gonçalves de. A contestação ao governo Temer, 2018. http://midiabahia.com.br/slide/2018/06/05/a-contestacao-ao-governo-temer/