O IBGE perdeu hoje, para o Covid, um de seus quadros mais relevantes de todos os tempos!

Com isso, o DAPIBGE perde mais um sócio, grande amigo, incentivador e participativo.

David Wu Tai, atualmente, era o titular da Diretoria de Informática do IBGE, após uma carreira longa e bem sucedida na Casa, com influência em todas as suas áreas técnicas e administrativas.

Voltemos a 1985, ano em que a Diretoria de Geociências tinha interrompido uma tentativa frustrada de centralização de todo o trabalho de levantamento geodésico em Brasília, a partir de 1979. Eram quatro as Divisões de Levantamento, cobrindo cada uma das regiões do território brasileiro, com sedes em Brasília/DF (Apoio Fundamental), Niterói/RJ (Apoio Fotogramétrico), São Paulo/SP (Astronomia) e Fortaleza/CE (Nivelamento Geométrico) – essa, a única que não teve a sua transferência efetivada. Aquilo que parecia o ideal para atender o projeto de desenvolvimento da Amazônia mostrava-se, então, inadequado por não atender às demandas crescentes de outras regiões do País.

Foi criado, então, um Departamento de Levantamento Geodésicos – DELEG, em Niterói, sem o mínimo de investimento e estrutura necessários. A ideia era alugar um imóvel para a equipe da sede e, quando estruturado, iniciar os trabalhos de campo, gradativamente. Diante das dificuldades, as equipes de campo ficaram abrigadas, gratuitamente, em um sítio em Magé, por iniciativa pessoal de um dos integrantes do grupo, fazendo a manutenção dos equipamentos, com saídas apenas para pequenas atividades e visitação a marcos da rede já implantada antes da transferência. Até hoje não se sabe como nem porque o titular daquele Departamento recém-criado – atual Presidente do DAPIBGE – recebeu um telefonema inesperado do segundo homem na hierarquia da Instituição, em São Paulo. Era o David Wu Tai se oferecendo para ajudar no que fosse possível, naquela tarefa mais do que impossível, e, assim, foi montado o DELEG, com móveis, veículos e equipamentos provenientes do Censo Demográfico 1980, por ele providenciados.

Com certeza, David Wu Tai deve ter repetido iniciativas semelhantes, em outras ocasiões e em outros cargos que ocupou, pois essa era a sua têmpera: fazer acontecer.

Outros testemunhos, com certeza, virão a público para justiça com Aquele que agora nos deixa, reportando, por exemplo, fatos relacionados ao Sindicato, onde ele, fazendo parte do Conselho Diretor do IBGE, desatou vários nós, em diversas greves que pareciam levar a um desastre inevitável para todos: Servidores e Casa.

Resta-nos um consolo. De que agora em diante, David Wu Tai e outros grandes dos nossos nomes, como Manoel Antônio Soares da Cunha, voltarão a se reunir, diariamente, para traçarem planos para o benefício do País, do IBGE e de pessoas!