RECOMENDAÇÕES CULTURAIS HOJE: SOBRE A SÉRIE DO NETFLIX “O MÉTODO KOMINSKI”

Nesta seção, faremos sugestões e recomendações sobre filmes, séries e peças que estão disponíveis.
Como ainda estamos sob efeitos da pandemia, e, pelo menos de minha parte, ainda não desperta confiança para presencialmente estarmos em teatros e cinemas, vamos comentar sobre séries de TV que podem ser assistidas no conforto e segurança de nosso lar.
E eu recomendo fortemente a série “O Método Kominski”, que pode ser vista na plataforma Netflix.
Do que ela trata?
A série estreou em 2018, com sua primeira temporada. Nela, vemos o ator e professor de Teatro Sandy Kominski (Michael Douglas) às voltas com seu curso de interpretação teatral para atores iniciantes. Em paralelo, mostra seu cotidiano com seu grande amigo (e seu agente encarregado de gerir a sua carreira) Norman Newlander (Alan Arkin), em cenas impagáveis, com diálogos engraçadíssimos.
A série faz rir (muito!) mas também proporciona muita reflexão sobre envelhecimento e como lidamos com perdas. Mas tudo com muito humor, sem negativismos. Para vocês terem uma ideia, a cena do velório da mulher de Norman foi uma das coisas mais engraçadas que já vi na vida).
Teve três temporadas, com oito capítulos cada, com cerca de 30 minutos. É ótima para maratonar, é até difícil parar de assistir quando acionamos o botão do “Play”.
Ao longo das temporadas, vemos participações especiais de atores famosos, alguns que não víamos há algum tempo, como Kathleen Turner, Jane Seymour, Danny DeVito, Eliott Gould, Morgan Freeman.
A grande sacada da série é tratar de assuntos sérios com extrema leveza e humor, sem melodramas e exageros dramáticos.
O entrosamento dos atores é um outro capítulo a parte. Michael Douglas e Alan Arkin dão um show quando aparecem (e aparecem bastante na primeira e segunda temporada). Os demais componentes do elenco igualmente estão afiados e é garantia de riso a cada cena, a cada piada dos diálogos.
A série ganhou (merecidamente) vários prêmios e seu encerramento deixou realmente um gostinho de quero mais. Vale muito a pena assistir.