SER VELHO É BOM OU RUIM?

A partir de janeiro de 2022, a velhice será considerada doença na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11 – MG2A) segundo a Organização Mundial de Saúde. Especialistas a favor dizem que é para substituir o termo senilidade, enquanto os que são contra dizem que isso pode trazer mais problemas para um grupo de pessoas que já vem sofrendo exclusão. O que você acha disso?

O que ainda não está claro é a idade que essa classificação terá efeito, já que no Brasil aposenta-se com 60 anos e já pode ser considerado parte da terceira idade. O fato é que as pessoas tem vivido por mais tempo, porém nem todos com uma boa qualidade de vida. Você acredita que é possível viver normalmente após os 60 anos ou já se considera velho e senil?

Será que é a idade ou o que você é capaz de fazer, é quem define o seu estado de saúde? São perguntas que precisam ser levadas em consideração num momento tão conturbado que estamos vivendo no mundo todo. Quando essas respostas estiverem claras, é possível tomar decisões para viver sua vida da melhor forma possível.

Portanto, quero te convidar para uma palestra de uma hora e meia onde vou mostrar de que forma você poderá deixar sua idade de lado e dedicar sua vida para ter um corpo que vai dar conta de fazer o que quiser. O segredo é desenvolver um corpo capaz de se movimentar o máximo possível e caso perceba que não consegue, é a hora de treinar para que consiga.

Além disso, vou falar sobre o processo natural de envelhecimento e como a dor não precisa fazer parte desse processo, mesmo que você tenha doenças associadas. Por fim, vou mostrar que tipo de exercícios você pode incorporar na sua vida para que tenha uma velhice com muito mais saúde e qualidade de vida.

Palestrante

Msc. Guaraci Ken Tanaka

Mestre em Saúde Mental

Fisioterapeuta Acupunturista

Instrutor de Mindfulness

Professor de TAISSO e Karate

www.bit.ly/LattesTanaka

Assista à LIVE: